Afinal quem foi o Mestre de Bruce Lee?
Muitos ainda perguntam quem terá sido o mestre de Bruce Lee?
Esta é uma questão que surge muito frequentemente. A resposta "clássica" é: Ip Man. Mas será que isso corresponde à verdade?
Vamos voltar às origens
Para entendermos melhor este assunto temos que recuar aos anos 50. Bruce Lee teve aulas na escola de Ip Man entre 1956 e 1959. Em 1959, já com 18 anos, Bruce partiu para os Estados Unidos e lá continuou progredindo e aprendendo outras artes, como por exemplo Tae Kwon Do com Jhoon Rhee.
Eu disse "teve aulas na escola de Ip Man" propositadamente. De fato, não foi Ip Man quem ensinou Bruce Lee. Ouve-se dizer que Ip Man já era velho e que por isso ele aprendeu com alguns dos seus alunos.
Em parte isso é verdade, mas só em parte. Ip Man não era assim tão velho, já que teria os seus 64 anos.
Os "Pseudo mestres"
Durante muitos anos vários ex-alunos de Ip Man gabaram-se de ter dado aulas a Bruce Lee e reivindicaram para si o fato de terem sido cada um deles o vedadeiro mestre de Bruce Lee. William Cheung foi um deles, e talvez o mais conhecido.
Mas durante a sua vida, Bruce Lee reconheceu que tudo o que aprendeu de Wing Chun se deveu apenas a uma pessoa - Wong Shun Leung.
A Prova que faltava
Há inclusive uma carta datada de 1971, na qual Bruce Lee reconhece isso escrevendo a Wong Shun Leung. E com a Internet essa carta correu mundo e vários "pseudo-mestres" tiveram que se conter nessas alegações.
Há também fotos que provam que Bruce Lee confiava muito nele e é sabido que durante as filmagens de "Enter the Dragon" Bruce pedia sempre a opinião do seu Mestre. Sabe-se que era também a sua intenção quando voltou para Hong Kong regressar aos treinos de Wing Chun para concluir o sistema com Wong Shun Leung.
Lio Monk,
Comentários
Enviar um comentário