Ip Man - Retrato de um Mestre de Wing Chun

Olá a todos,

Hoje trago um livro comigo. 
Este livro foi escrito por Ip Ching, filho de Ip Man. É um livro muito fácil de ler e contém histórias sobre o seu pai. Achei muito interessante também todo o conteúdo que ele acrescentou sobre a cidade de Hong Kong na década de 50 e 60,e informação sobre alguns dos alunos de Ip Man como Ip Po Ching, Chiu Van, Tang Sang, Leung Sheung e, claro, Wong Shun Leung entre muitos outros.



Vou contar aqui duas histórias que estão no livro.

A primeira é sobre Wong Shun Leung que quando entrou para a escola de Ip Man quis testar o seu Wing Chun. Wong Shun Leung era conhecido por andar sempre em lutas e Ip Man disse-lhe para ele lutar com o seu aluno Ip Po Ching. 
Ip Po Ching foi um aluno muito dedicado de Ip Man que apesar de ter aprendido o sistema completo nunca quis abrir uma escola e faleceu ainda muito jovem. Foi ele quem convenceu Wong Shun Leung de que ele estava no sítio certo! Wong Shun Leung já tinha um talento inato para a luta e foi no Wing Chun que ele encontrou a arte que procurava para ser ainda melhor. Foi por isso que ficou conhecido por nunca perder uma luta nas Bei Mo (lutas ilegais que se realizavam no topo dos edifícios de Hong Kong).


     Na foto, Ip Po Ching é o 3º da esquerda para a direita, Ip man é o 4º e Wong Shun Leung é o 6º

Outra história que me ficou na memória foi esta: certo dia Ip Man saiu para jantar com os seus alunos. Quando pagou a conta o troco foi-lhe todo dado em moedas. Ip Man saiu com as moedas na mão. A meio do caminho 4 sujeitos cercaram-no dizendo-lhe num tom grosseiro que ainda não tinham jantado. Ele respondeu-lhes que se eles o pretendiam assaltar precisavam pelo menos de ter uma arma ou um tijolo na mão e que o "falatório" não ia ser suficiente. Os indivíduos ficaram a olhar para ele (que naquela altura já tinha mais de 60 anos) e foram embora! Isto revela o poder da auto confiança de Ip Man, mesmo já numa idade mais avançada.


Este não é um livro que ensina a arte do Wing Chun. Mas achei-o muito interessante para quem gosta destas pequenas histórias e peripécias e quer saber mais sobre o patriarca do Wing Chun - Ip Man. 

Como um apaixonado pela cidade de Hong Kong na época dos anos 60 e 70 adorei ler estas histórias de Ip Man e seus alunos e recomendo a todos os que sentem o mesmo.

Saudações marciais,

Lio Monk


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jovens Herois de Shaolin - Flasback

Novo Ano Chinês - 春节 Ano do Dragão

Afinal quem foi o Mestre de Bruce Lee?