La Naturaleza del Muk Yan Jong - Santi Pascual
Olá a todos
Há muitos livros sobre o Boneco de Madeira do Wing Chun. Mas este surpreendeu-me por várias razões. Trata-se do livro "La Naturaleza Del Muk Yan Jong" do Sifu Santi Pascual. Primeiro, ele impressionou-me pelo seu tamanho - formato A4 e integralmente a cores (o que é raro). Depois, por ser um livro repleto de informação e de pormenores sobre o Boneco de Madeira que nunca encontrei antes.
O livro começa por apresentar a história do Wing Chun e Boneco de Madeira, falar dos 2 tipos de Bonecos (Dai Jong e Gua Jong) e da sua estrutura. Está cheio de fotos e de muitos pormenores que gostei muito de ver. É o caso da casa de Leung Jan, da sua ervanária, a casa de Chan Wah Shun em Shunde. O Mestre Santi, apaixonado como é por estes pormenores, esteve em todos os locais e fez fotos para enriquecer este livro.
As fotos mostram o local onde Ip Man tinha a sua escola em Fat Shan, e achei piada ao pormenor de mostrar o local onde estava a casa de Ip Man, mesmo que hoje em dia seja apenas uma praça. Temos outra foto de uma pintura da esposa de Ip Man - Zhang Yong Cheng (a única imagem de que há registo), outra com o Mestre Lun Kai, o aluno mais velho de Ip Man em Fat Shan ainda com vida.
O Sifu Santi relata depois em pormenor a história do Boneco de Madeira em Hong Kong, desde Fung Shek que terá fabricado o primeiro "Boneco Vivo" (Gua Jong) para Ip Man até Koo San que fabricou Bonecos até aos anos 90. Um deles está na Escola do Sifu Santi em Barcelona e já tive a honra de praticar nele.
De seguida, o Sifu Santi aborda 9 princípios fundamentais para a prática no Boneco de Madeira, como a Direção do olhar, Manter o foco no Corpo do Boneco ao invés de "Caçar" braços, Três movimentos - um Som, etc.
O livro continua com as 8 secções do Boneco de Madeira, todas com fotografias ilustrando cada um dos movimentos e com o respectivo nome em Cantonês. Assim, o praticante de Wing Chun pode sempre recorrer a esta secção em caso de dúvida em algum movimento. No capítulo seguinte, o Sifu Santi passa às aplicações das técnicas do Muk Yan Jong, cada uma exemplificada em várias fotos. Esta é uma parte fundamental do livro para todos os praticantes de Wing Chun.
O dois capítulos seguintes incluem vários artigos de jornais e revistas sobre o Wing Chun e o Boneco de Madeira e sobre alguns produtos de Medicina Tradicional Chinesa usados pelos praticantes de Wing Chun. Um deles é o Dit Da Jow (Loção para a Palma de Ferro), que inclui 21 plantas, mas cuja fórmula simplificada também é aqui deixada para quem a quiser fazer em casa.
Finalmente, os últimos capítulos abordam a terminologia do Kung Fu e do Boneco de Madeira, e são acompanhados de mais fotos de Hong Kong e Fat Shan, muitas delas inéditas.
Resumindo, este é um livro de uma pessoa apaixonada pelo Wing Chun, pelo Boneco de Madeira e pelos vários aspectos relacionados com esta arte. A isto chamamos de Sum Fat - o cultivo da arte em si e dos aspetos culturais inerentes à mesma. Aconselho vivamente, por isso, a todos os entusiastas do Wing Chun.
Saudações marciais,
Lio Monk
Comentários
Enviar um comentário