Reflexão marcial sobre o Coronavírus
Amigos,
Vivemos tempos estranhos que nenhum de nós imaginava. Parece que estamos num filme de ficção científica, de terror ou num pesadelo que queremos que termine e não sabemos como.
Como instrutor de Wing Chun, convido-vos a uma Reflexão marcial que considero importante. O Wing Chun é uma Arte de Vida. Tenho usado a sua Sabedoria em todas as situações que tenho vivido e acredito que ela pode ser útil a todos.
Convido-vos aos seus ensinamentos perante esta GUERRA INVISÍVEL CONTRA UM ADVERSÁRIO REAL.
No Wing Chun, e sendo esta uma arte de muita proximidade, gostamos do contato com o inimigo para podermos agarrá-lo, prendê-lo, controlá-lo e bater-lhe! Chamamos a isso fazer TRAPPING - criar uma espécie de "armadilha" para o derrotar. O problema é quando não vemos o adversário e não sabemos onde ele está.
Assim, precisamos de criar novas estratégias. E o Wing Chun tem uma forma de estratégias de Emergência chamada BIU JI. É um nível avançado deste sistema que só é ensinado depois do aluno aprender as regras do básico. E o que nos diz esta forma?
Ela diz-nos que "Quando um dedo aponta para a lua, não devemos concentrar-nos no dedo, ou perdemos toda a glória divina". Trata-se de um dos sutras clássicos do Budismo (Biu Yuet Ji) que foi usado também por Bruce Lee no filme Enter the Dragon.
Mas sabem o que aconteceu ao longo dos tempos? Muitos traduziram esta forma por "Dedos que Penetram" e acharam que se referia a um mero ataque aos olhos com os dedos e a segredos guardados apenas para alguns. Conclusões mesquinhas de um pensamento curto que não conseguiu ir mais além!
É por isso que este não é o tempo de nos focarmos no medo, no pânico, no nosso umbigo, (nos "Dedos Penetrantes") mas sim na partilha consciente de informação válida e de entreajuda (a "Glória Divina").
Assim, não interessa o "dedo" mas para onde ele aponta!
A Biu Ji diz-nos também que numa situação fora do normal, temos que ter respostas diferentes e também elas fora do habitual! Ou como se costuma dizer hoje, é necessário "pensar fora da caixa".
Então, não se trata de procurarmos o inimigo. É impossível localizá-lo, fazer-lhe frente, fazer-lhe "trapping", aniquilá-lo. Afinal, sabemos tão pouco sobre ele. Temos antes que o deixar passar. Vamos manter a calma e ficar confiantes e serenos. O nosso sistema imunitário precisa disso!
Temos que ser como aquele peixe que ao perceber que o predador está perto fica imóvel, confundindo-se com a paisagem. E na sua aparente invisibilidade escapa ao predador.
Temos que ser como aquele peixe que ao perceber que o predador está perto fica imóvel, confundindo-se com a paisagem. E na sua aparente invisibilidade escapa ao predador.
É FUNDAMENTAL FAZER E ESPALHAR ISTO! A raiva deste inimigo irá passar e ele vai desaparecer tão rápido como veio!
Deixo-vos com um pensamento do Mestre Wong Shun Leung, cuja linhagem seguimos, e que dizia: "A melhor estratégia de Defesa Pessoal é tornar-mo-nos invisíveis".
E acrescento que nesta altura, PERMANECER EM CASA É A MELHOR FORMA DE IGUALARMOS O ADVERSÁRIO, E SERMOS TAMBÉM NÓS - INVISÍVEIS!
Um Abraço a todos! Força aí e retomaremos em breve os treinos!
Lio Monk
Obrigado pela reflexão e pelo conselho, Lio! Tudo de bom para si! Fique bem!
ResponderEliminarObrigado eu pelo comentário! E força aí :)
EliminarParabéns pela reflexão. Cada vez mais curioso, pode ser um dia no futuro possa ir conhecer a vossa escola. Saudações Marciais e muitos votos de saúde para toda a comunidade WingChun 🙏🏼
ResponderEliminar