Reflexão marcial sobre o Coronavírus

Amigos,

Vivemos tempos estranhos que nenhum de nós imaginava. Parece que estamos num filme de ficção científica, de terror ou num pesadelo que queremos que termine e não sabemos como.











Como instrutor de Wing Chun, convido-vos a uma Reflexão marcial que considero importante. O Wing Chun é uma Arte de Vida. Tenho usado a sua Sabedoria em todas as situações que tenho vivido e acredito que ela pode ser útil a todos.


Convido-vos aos seus ensinamentos perante esta GUERRA INVISÍVEL CONTRA UM ADVERSÁRIO REAL.

No Wing Chun, e sendo esta uma arte de muita proximidade, gostamos do contato com o inimigo para podermos agarrá-lo, prendê-lo, controlá-lo e bater-lhe! Chamamos a isso fazer TRAPPING - criar uma espécie de "armadilha" para o derrotar. O problema é quando não vemos o adversário e não sabemos onde ele está.

Assim, precisamos de criar novas estratégias. E o Wing Chun tem uma forma de estratégias de Emergência chamada BIU JI. É um nível avançado deste sistema que só é ensinado depois do aluno aprender as regras do básico. E o que nos diz esta forma?

Ela diz-nos que "Quando um dedo aponta para a lua, não devemos concentrar-nos no dedo, ou perdemos toda a glória divina". Trata-se de um dos sutras clássicos do Budismo (Biu Yuet Ji) que foi usado também por Bruce Lee no filme Enter the Dragon.

Resultado de imagem para Stephen wai tung bruce lee

Mas sabem o que aconteceu ao longo dos tempos? Muitos traduziram esta forma por "Dedos que Penetram" e acharam que se referia a um mero ataque aos olhos com os dedos e a segredos guardados apenas para alguns. Conclusões mesquinhas de um pensamento curto que não conseguiu ir mais além!

É por isso que este não é o tempo de nos focarmos no medo, no pânico, no nosso umbigo, (nos "Dedos Penetrantes") mas sim na partilha consciente de informação válida e de entreajuda (a "Glória Divina").

Assim, não interessa o "dedo" mas para onde ele aponta!

A Biu Ji diz-nos também que numa situação fora do normal, temos que ter respostas diferentes e também elas fora do habitual! Ou como se costuma dizer hoje, é necessário "pensar fora da caixa".

Então, não se trata de procurarmos o inimigo. É impossível localizá-lo, fazer-lhe frente, fazer-lhe "trapping", aniquilá-lo. Afinal, sabemos tão pouco sobre ele. Temos antes que o deixar passar. Vamos manter a calma e ficar confiantes e serenos. O nosso sistema imunitário precisa disso!

Temos que ser como aquele peixe que ao perceber que o predador está perto fica imóvel, confundindo-se com a paisagem. E na sua aparente invisibilidade escapa ao predador.

É FUNDAMENTAL FAZER E ESPALHAR ISTO! A raiva deste inimigo irá passar e ele vai desaparecer tão rápido como veio!
Resultado de imagem para wong shun leung

Deixo-vos com um pensamento do Mestre Wong Shun Leung, cuja linhagem seguimos, e que dizia: "A melhor estratégia de Defesa Pessoal é tornar-mo-nos invisíveis".

E acrescento que nesta altura, PERMANECER EM CASA É A MELHOR FORMA DE IGUALARMOS O ADVERSÁRIO, E SERMOS TAMBÉM NÓS - INVISÍVEIS!

Um Abraço a todos! Força aí e retomaremos em breve os treinos!

Lio Monk

Comentários

  1. Obrigado pela reflexão e pelo conselho, Lio! Tudo de bom para si! Fique bem!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela reflexão. Cada vez mais curioso, pode ser um dia no futuro possa ir conhecer a vossa escola. Saudações Marciais e muitos votos de saúde para toda a comunidade WingChun 🙏🏼

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Jovens Herois de Shaolin - Flasback

Novo Ano Chinês - 春节 Ano do Dragão

Afinal quem foi o Mestre de Bruce Lee?