Novo Ano Chinês - 春节 Ano do Dragão

Olá a todos,

O Novo Ano Lunar tem sido chamado de Novo Ano Chinês. Não é que esteja errado, mas há outros países na Ásia que também celebram este evento entre final de janeiro e início de fevereiro. Os chineses chamam-lhe 春节 (Chun Jie) que significa literalmente "Festival da Primavera". E sim, é o mesmo "Chun" do termo Wing Chun que designa a nossa arte marcial! 


Neste ano de 2024, este evento será no dia 10 de Fevereiro e tem um sabor ainda mais especial porque é o Ano do Dragão! Como sabemos o Dragão é um símbolo muito auspicioso para os Chineses e ainda mais para quem faz artes marciais pois este seria o ano de Bruce Lee



Relembro que na China Bruce Lee é conhecido por "Lee Siu Long" (李小龙 - Lee o Pequeno Dragão). E não é por acaso, é que ele nasceu mesmo no ano e na hora do Dragão, em 27 de novembro de 1940. Segundo a Astrologia Chinesa isso denotava um forte presságio de um homem muito poderoso. Se ele fosse vivo este seria certamente um ano muito especial para ele!



Um dos símbolos desta festa é a Dança do Leão (舞獅 wǔshī). Existem várias escolas desta dança. As mais conhecidas são a do norte e a do sul. E é especialmente a escola do sul que tem como objetivo "exorcizar" todas as coisas más que aconteceram no ano anterior e dar as boas vindas ao Ano Novo. 

Esta dança é geralmente executada por um par de bailarinos que em conjunto executam movimentos imitando o "animal" em plataformas de diferentes alturas. É um espetáculo de beleza singular tradicionalmente acompanhado por tambores, gongos e fogo de artifício e é visto pelos chineses como uma "chuva de boa sorte". 

Neste ano de 2024 estarei em Barcelona para participar numa demonstração de Wing Chun que terá lugar no centro da cidade e onde irá acontecer também esta Dança da Leão entre outras atividades. 



Outro símbolo desta Festa é o Envelope Vermelho (hong bao 红包) também chamado Lai Si no sul da China. Relembro que em Cantão, Macau e Hong Kong, o dialeto principal é o Cantonês. E é este dialeto que é usado no Wing Chun já que esta arte é originária de Cantão, mais precisamente de Fat Sam (Foshan). 


É comum vermos os avós a oferecerem o Hong Bao aos seus netos à semelhança do nosso folar na páscoa. Não precisa conter muito dinheiro; é mais um gesto de carinho e sinal de reconhecimento que que aquela pessoa faz parte da nossa vida. O Envelope Vermelho é oferecido segurando com ambas as mãos e deve conter notas novas!   

Na China o vermelho simboliza a Prosperidade e a Saúde. Por isso, nesta altura todos devem trazer vestido pelo menos uma peça de roupa vermelha. 



Outra componente desta Festa é a Comida - muita comida! 

O meu Sifu Santi Pascual costuma dizer que a Comida, as Artes Marciais e a Medicina Tradicional Chinesa andam sempre juntas. E vemos frequentemente isto na China e nos filmes de artes marciais. 

Alguma desta comida incluí os conhecidos Jiao Zi (饺子) (Guiozas), os famosos Rolinhos de Primavera (春卷) (chun juan - e sim, é o mesmo "chun" de Wing Chun mais uma vez), a massa chinesa, os legumes, muita fruta, etc. 


Espero que tenham apreciado a leitura e aprendido um pouco mais sobre esta festividade. Que venha o Ano do Dragão e que seja auspicioso para todos nós!


新年快乐 - xin nian kuai le - Bom Ano Novo!


Lio Monk - 李梦龙




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jovens Herois de Shaolin - Flasback

Afinal quem foi o Mestre de Bruce Lee?